Tuesday, 31 January 2012

'Rio Fantasia' 1957


RIO FANTASIA – 1957

Sinopse: três jovens musicos nordestinos [Trio Yrakitan] e a irmã de um deles [Eliana] vem tentar a sorte no Rio de Janeiro. Com bom humor e muita música eles enfrentam as dificuldades da cidade. 


João Dias canta 'Salomé'
Angela Maria canta: 

"Rio Fantasia" tem pelo menos duas grandes fantasias-musicais comandadas pelo maestro Lirio Panicalli. A primeira é o quadro descaradamente hollywoodiano de Eliana imitando Carmen Miranda cantando 'Baião' em inglês, que apareceu em 'Nancy goes to Rio' de 1950. Os trejeitos e a pronúncia de Eliana assemelham-se muito à de Miranda, inclusive com o 'caco' 'ca-room-pa-pa' que Carmen 'inventou' para os intervalos da musica de Humberto Teixeira.

Lia [Eliana] e  João [do Trio Yrakitan] 


O ambiente da pensão onde Lia e os três rapazes do Trio Yrakitan se hospedam é francamente chegado a uma Broadway, pois, de-repente, quase do nada, alguem resolve cantar e já aparece um piano em rodinhas sendo empurrado para a sala principal. Os rapazes do Trio empunham seus instrumentos de percussão e 'the show is on the road' como se fosse um antigo musical da MGM dos tempos do 'Andy Hardy' com Judy Garland e Mickey Rooney. A dona da pensão é a 'stage manager' [diretora de palco] e uma das senhoras pensionistas toma comando do piano.

A fantasia-musical 'Rio' encenada no final é quasi-ufanista e apoteótica. A gente tem a impressão de que todo o mundo gosta do Rio... e que a cidade-maravilhosa é a coisa mais linda do mundo. 'Rio Fantasia' pode não ser uma obra-prima, mas é muito gostoso de se ver e ouvir.

João, Gil e Zezé, a empregada da pensão.

Menção honrosa deveria ser dada a participação de Renato Murce como o chefe da emissora de TV, que curte uma paixão secreta por Lia [Eliana, sua espôsa na vida real], mas sabe que tem pouca chance devido ao charme e juventude do guapo John Hebert [Carlos], que é o mocinho verdadeiro do filme.

João do Trio Yrakitan, bem que tenta se tornar o namoradinho de Lia, mas muito embora ele fosse bem bonitinho, acaba perdendo para o John, que é um pão.

Murce, apesar de quarentão, tem um sex-appeal distinto, lembrando aqueles atores alemães do tipo Erich von Stroheim, que usavam monóclos e eram altamente sofisticados nos filmes norte-americanos dos anos 30 e 40. Murce joga todo seu charme em cima da Lia quando pensa que ela tinha se desencanado do John, e está para declarar seu amor à moçoila quando ela, num rompante, revela que secretamente ainda ama Johnny. Murce é salvo de uma situação constrangedora, aproxima-se os pombinhos e o filme termina num ever-lasting happy ending – um final plenamente feliz.Os rapazes do interior ficam famosos na TV e a mocinha fica com o mocinho.
Renato Murce

Eliana [Lia]
John Hebert [Carlos]
Trio Yrakitan - Edinho, João e Gil
Renato Murce
Catalano
Zezé Macedo 
Madame Lou
Rosa Sandrini
Helba Nogueira
Oswaldo Louzada
Ely Augusto
Inah Malagutti
Francisco Moreno
Turco Fernandinho
Luiz Almeida
Ventura Ferreira
Alvaro Costa
Margarida Rumões
Jairo Argileu
Arlindo Duarte
Francisco Santori
Francisco Ciciliano
Mario Loureiro
Flora Almeida
Terezinha Magalhães
 



2 comments:

  1. Replies
    1. desculpe o atraso na resposta. Eu vi esse filme na TV Cultura de São Paulo em Janeiro 2012.. não tenho a mínima ideia como baixa-lo...

      Delete