Friday 6 July 2012

HELOISA HELENA


28 outubro 1917 no Rio de Janeiro-DF; + 19 junho 1999.

3rd July 1937.

Heloísa Helena de Almeida Lima era filha de Octavio de Almeida Lima, advogado e alto funcionário da prefeitura do Rio de Janeiro-DF.  Na infância estudou com uma governanta o idioma inglês. Logo, começou a cantar e tocar violão.

Cesar Ladeira, o maior radialista do Brasil, ouviu Heloisa cantar na Rádio Roquete Pinto, e imediatamente a levou para a Radio Mayrink Veiga, a mais popular do Distrito Federal, onde passou a cantar músicas em inglês.

Em 1936, aparece no histórico"Alô, alô, carnaval!" com "Tempo bom", parceria dela própria com João de Barro e interpretada pelo grupo Os Bêbados.

Estreou em discos pela Victor em 1937, gravando "Samba da vida", de Valfrido Silva, acompanhada dos Diabos do Céu de Pixinguinha e o samba-fox "Numa roda de samba", de sua autoria. Ambas canções aparecem no filme "Samba da vida" da Cinédia dirigido por Jayme Costa.

Em 1940, gravou as marchas "Sarong", de Osvaldo Santiago e Jorge Murad e "Marinheiro", de Alvarenga & Ranchinho com acompanhamento da Orquestra Odeon.

Cantou nos cassinos Copacabana, da Urca, e Atlântico. No início da década de 1940, foi para os Estados Unidos em um intercâmbio cultural da Embaixada norte-americana. Ficou vários anos em New Orleans, o que acabou por interferir em sua carreira discográfica.

Voltando ao Brasil em 1951, é convidada por Chianca de Garcia a ingressar na recém-inaugurada TV Tupi do Rio, participando de 'Um bonde chamado desejo''A Rosa Tatuada' e outros tele-teatros. Foi também apresentadora de "Sessão das Cinco", programa de variedades.

Em 1955, participou do filme "Chico Viola não morreu" uma biografia romanceada do cantor Francisco Alves dirigida pelo argentino Roman Viñoly Barreto.

Eva Todor, Heloisa Helena & Sonia Oiticica. 

Revistas Carioca de 30 Novembro 1950.
Heloísa Helena e o teatrólogo Paulo de Magalhães, seu marido.
Heloísa Helena, Paulo de Magalhães e Vicente Celestino.
Gilda de Abreu, Heloisa Helena e Paulo de Magalhães.

A nota sensacional do mês de Novembro de 1950 foi o desligamento de Heloisa Helena da Companhia Jayme Costa. A separação, como os jornais noticiaram deu-e em Salvador-BA envolvendo também a figura popular de Paulo de Magalhães, marido de Heloisa, que é o 'autor mais representado no Brasil'.

No saguão do Teatro Recreio, quando se preparavam para assistir à sessão das 22 horas, Paulo confirmou: 'Foi aquilo que Raimundo Magalhães  noticiou em 'A Noite'. Heloísa não estava presa por contrato. Ela está esperando um 'baby', e em Salvador sua saúde ficou abalada devido aos meses que estão avançando. Eu disse ao Jayme que minha mulher teria de interromper a 'tournée' e voltar ao Rio. Ele não compreendeu. Discutiu. Gritou. Veio, então, um rompimento nada amigável. Se o Jayme tivesse mais senso, mais compreensão, teríamos evitado isso."

Um dos resultados dessa briga, foi a proibição a Jayme Costa, intérprete de tantas criações de sucesso, de representar as peças de Paulo Magalhães. Perde com isso o teatro nacional, não há duvida. Bastidores aguarda que a concórdia volte a reinar entre todos.

Paulo e Heloísa estão satisfeitíssimos com o breve nascimento de mais um herdeiro. Se for homem será batizado com o nome de Clovis Paulo de Magalhães, em homenagem ao pai de Paulo de Magalhães. Se for menina... 'Bem, nós não esperamos menina', disse Heloísa.

texto e fotos de Ney Machado.
revista Carioca de 30 Novembro 1950.
Carioca 7 Setembro 1950 - completou 9 anos em 23 Agosto 1950 a encantadora Nadja Naira Gloria, filha do escritor Paulo de Magalhães e da aplaudida 'estrêla' Heloisa Helena.
revista Radiolândia de 3 Setembro 1955.

HELOÍSA HELENA QUIROMANTE E CARTOMANTE

 
Como todos sabem, tenho duas filhas; uma com 13 e outra com 4 anos. A mais velha não quer saber de nada que se relacione com arte. Já a mais novas, Laila, parece que herdou meu gênio e o dinamismo do pai. Sempre que aparece uma oportunidade de tirar um retrato, ela não perde a oportunidade de sair nas fotografias.

Quando foram iniciadas as filmagens do filme 'Chico Viola não morreu', soube que havia um papel destinado a uma criança. A mesma pessoa que me falou sobre a existência desse papel perguntou-me: 'Por que você não leva a Laila para fazer um teste?'

Fui falar com Vignolli, o diretor principal do filme, o qual aprovou inteiramente a minha opinião, ficando acertado que Laila tomaria parte do filme. O que eu não sabia, e que o Vignolli não teve coragem de me dizer, era que ele estava procurando, tb., uma artista para fazer o papel de cigana no filme. Como fôsse um papel muito pequeno, não teve coragem de me convidar, pensando talvez que não me intessasse. Carlos Manga, entretanto, não pensou assim e convidou-me para interpretar o papel, tendo eu aceito incontinenti.

Eu nasci sob o signo de Scorpio e todo escorpiniano tem curiosidade sobre as coisas do além. Gostam de mistérios, adoram a cartomancia e quiromancia. Desde criança somos dotados de uma, como direi, de uma certa intuição. Esse o motivo pelo qual aceitei o papel, que, embora muito pequeno, estava perfeitamente identificado com a minha personalidade.

O papel da cigana feito por mim, representa, naturalmente, o destino do grande cantor que foi Chico Alves. Tive que interpretar fielmente uma verdadeira cigana dotada da faculdade de prever o futuro.

E você sabe mesmo ler mãos? Dessa eu não sabia.

Pois fique sabendo. E fique sabendo mais ainda. Também sei ler a sorte através das cartas de um baralho.

E o que dizem as linhas da mão, Heloísa?

A mão humana é dotada de 5 linhas principais, que são: a linha da vida, a do coração, a da sorte, a da cabeça e a da arte. Há outras de menor importancia, como, por exemplo, o monte de Vênus. Assim é que quando a linha da cabeça é forte, com sulco profundo, revela que a pessoa é intransigente, teimosa, obstinada. Já a do coraação, quando se apresenta encadeada e cheia de pontinhos escuros, é sinal de que a pessoa tem vida amorosa muito intensa ou, então, sofre de moléstia de origem cardíaca. A linha da sorte poder ser curta ou cortada pelas do coração e da cabeça. Quando é perfeitamente reta, indica vida estável da pessoa. Quanto à linha da vida, quando quase invísível ou interrompida, revela que seu possuidor é fraco, sem personalidade ou, então, doente. Devo, entretando, frizar que o que disse a você não é precisamente um estudo sobre as linhas das mãos. É apenas um resumo geral para dar uma idéia da quiromancia. Somente estudando a mão é que se pode afirmar com segurança o que dizem as linhas.

E a linha da arte, Heloísa, o que revela?

Quando a linha da arte é profunda e cheia de cortes, a vida artística da pesso vai sofrer, ou já sofreu, inúmeras interrupções. Esta linha pode ser influenciada, tb., pela linha do coração, o que aconteceu comigo. Como você deve saber, fui obrigada a abandonar o teatro em 1950, quando estava esperando minha filha Laila, pois o teatro deve ser encarado com toda a dedicação e é imcompatível com a vida do lar. Assim, não titubeei, e nem encarei mesmo o fato como um dilema. Abandonei o teatro e passei a dedicar-me inteiramente ao meu mister de mãe. E hoje mesmo, embora trabalhe na Radio e TV Tupi, vivo mais para o meu lar, minhas filhas e meu espôso, do quer propriamete para minha carreira.

E sobre sua vida familiar, Heloisa, como você a encara?

Ótimamente. Vivo imensamente feliz com meu espôso que me orienta e me estimula. Jamais impediu ou tentou impedir que eu me dedicasse à vida artística, pois sendo jornalista, teatrólogo, escritor e homem de radio, Paulo Magalhães, compreende perfeitamente a minha inclinação e só dá opinião para me orientar na carreira.

texto de Paulo Siqueira fotos: Wilson Lopes.

text on the right (and below) was published at 'Correio da Manhã' on 13 March 1960.
'Correio da Manhã' 13 March 1960. 
Heloisa Helena participa do programa 'What's my line?' em 16 Dezembro 1956, na TV norte-americana. 
reportagem da revista 'A Cena Muda' de 29 Abril 1941.
Heloisa visita a redação de 'A Cena Muda', que havia mudado de 'A Scena Muda', recentemente devido a revisão ortográfica.
Heloisa Helena fotografada por Wilenski, em Buenos Aires, quando de sua recente visita à Argentina em viagem de núpcias, após seu casamento com Paulo Magalhães.
Carta endereçada à Heloisa Helena pelo fã Carmelino Calaia, procedente dos Correios de Angola, Africa Portuguêsa. A fama de Heloisa atravessa o Oceano Atlântico e liga dois povos.
Heloisa Helena na revista Carioca de 17 Novembro 1945.
Heloísa Helena e sua inconfundível assinatura-garrancho... 1939.
Suzy Kirby & Heloisa Helena.
'Correio da Manhã' 10 December 1960. 

4 comments:

  1. ola lulu tudo bem?

    sou jornalista e estou procurando falar com descendentes do paulo magalhaes. sabe se os filhos dele com o casamento da heloisa helena estao vivos?

    muito obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Bolivar... me desculpe a demora na resposta... Infelizmente não conheço nenhum parente de Paulo Magalhães... Se souber de algo, postarei aqui. Obrigado pela visita...

      Delete
  2. SOU O JORNALISTA E RADIALISTA ZAIR CANSADO, UM DOS FUNDADORES DA RADIO NACIONAL DE BRASILIA, EM 1958, AOS 23 ANOS DE IDADE.TIVE DOIS GRANDES AMIGOS E INCENTIVADORES, DOIS PAULOS, O MAGALHÃES E O ROBERTO, CARATERES VERDADEIROS. IMORTAIS.VEJAM-ME NO YOUTUBE, ONDE TENHO PROGRAMA IDENTICO AO QUE FIZ NO RADIO DURANTE 40 ANOS.

    ReplyDelete
  3. PAULO MAGALHÃES BE HELOISA HELENA, PARA MIM, UMA ETERNA AMIZADE, UMA SAUDADE CONFORTADORA.NUNCA É DEMAIS RETORNAR PARA FOCALIZÁ-LOS, HOMENAGEANDO AS FILHAS.ESTOU FORA DO RADIO DESDE 2015, APÓS 60 ANOS AO MICROFONE, PARECE QUE OS COMUNICADORES MAIS IDOSOS JÁ NÃO INTERESSAM TANTO AO RADIO.E4 VAI DE CAMBULHADA A CULTURA, A HISTÓRIA. ESTOU NO YOUTUBE COM O MEU CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO. COM= ABRAÇO A TODOS FRATERNALMENTE.

    ReplyDelete